Projeto da XVII SAM UFPel

1 – TÍTULO DO PROJETO:

XVII Semana Acadêmica de Medicina

Cirurgia - Operando novos Caminhos Para o Conhecimento

2 – PROFESSOR ORIENTADOR:

Ricardo Haack.

3 – RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:

Diretório Acadêmico Naum Keiserman

4 – UNIDADE:

Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Pelotas

4.1 – DEPARTAMENTOS:

Departamento de Saúde Mental;

Departamento de Medicina Especializada;

Departamento Materno Infantil;

Departamento de Medicina Social;

Departamento de Cirurgia Geral;

Departamento de Clínica Médica.

5 – RESUMO:

A Semana Acadêmica de Medicina é um encontro científico-acadêmico que a mais de vinte anos ocorre sob supervisão e orientação da Faculdade de Medicina da UFPel. Esse evento visa reunir acadêmicos de medicina dos mais variados semestres, residentes e médicos já formados possibilitando um ambiente de integração, discussão e aprendizado intelectual sobre os mais variados assuntos que envolvam o conhecimento e prática médica.

6 – PÚBLICO ALVO:

Estudantes de Medicina; Estudantes dos demais cursos da Universidade; Professores do Instituto e/ou Departamentos; Residentes e Médicos da Comunidade Acadêmica.

7 – JUSTIFICATIVA:

O motivo impulsionador de formulação da Semana Acadêmica foram os anseios dos discentes do curso, os quais desejavam discutir cirurgia como tema central. Já é de conhecimento médico que muitas doenças, algumas dependentes do seu grau de evolução, merecem apenas tratamento clínico, outras apenas o tratamento cirúrgico e, na grande maioria, ambas as intervenções.

Nesse contexto surge a maioria das dúvidas dos estudantes, qual seria o melhor momento para indicar cirurgia? Qual a melhor técnica a ser aplicada? Também são freqüentes outros questionamentos, tais como preparar um paciente para a cirurgia, tanto na relação médico-paciente quanto em relação a medicamentos a serem prescritos e proscritos, exames indispensáveis ou não. Além disso, temas como mercados de trabalho serão abordados em mesas de discussão.

A semana acadêmica, além disso, visa unir em uma atividade o ensino, a pesquisa e a extensão como uma forma de possibilitar o maior contato entre os diversos conhecimentos desenvolvidos por estudantes, grupos de pesquisa e professores no âmbito acadêmico da área da Medicina.

O projeto de Semana Acadêmica baseia-se no compromisso assumido por estudantes do curso para a busca da compreensão, união e diálogo entre as cinco grandes áreas – Cirurgia, Pediatria, Medicina Interna, Medicina Comunitária e Ginecologia e Obstetrícia.

Cirurgia, tema central escolhido, é uma especialidade que pode ir muito além do ato cirúrgico em si e possui várias sub-especialidades. Nessas podemos citar a plástica, a qual não atua apenas em estética mas também na correção de defeitos congênitos ou ainda na recuperação de pessoas que sofreram grandes acidentes como queimaduras, cirurgias reconstrutivas. Existe ainda a cirurgia urológica que envolve um tema tabu para muitos homens, a próstata, podendo agir em intervenções secundárias e terciárias. Isso sem falar em especialidades como oncologia cirúrgica, proctologia, cirurgia torácica, cirurgia abdominal, entre muitas outras. Além disso, existem outras especialidades que também possuem procedimentos invasivos, como a ginecologia e suas mais variadas atuações, como por exemplo, a correção de doenças do aparelho reprodutor feminino.

A proposta é realizar a semana acadêmica em dezembro (de 7 a 11), a fim de haver tempo para a divulgação entre os novos calouros da faculdade e para que os estudantes interessados possam elaborar trabalhos científicos.

A Semana Acadêmica, portanto, vem para suprir a necessidade de espaços que possibilitem a discussão e a troca de conhecimento sobre assuntos que transcorram o debate do tema de cirurgia, possibilitando uma maior aproximação entre professores, alunos e profissionais da área.

8 – OBJETIVOS:

Os objetivos da Semana Acadêmica de Medicina da UFPel se inserem no sentido de refletir e compreender a atual realidade da especialidade cirúrgica, visando promover num período de cinco dias um amplo espaço de discussões sobre a Cirurgia e para troca de experiências entre o mundo acadêmico e a comunidade em geral.

Desejando, dessa maneira, discutir os mais variados temas na Medicina de forma ampla e democrática, espera-se obter um maior entendimento sobre a realidade do curso e do campo profissional dos médicos. Assim como a sobreposição das cinco grandes especialidades médicas (Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Comunitária, Pediatria e Cirurgia) – os cinco pilares da profissão e ensino médico – pretende-se objetivar a discussão do papel da cirurgia como uma especialidade independente e que também atua em conjunto com os outros grandes ramos da medicina no acompanhamento de um paciente, visando melhorar sua qualidade de vida e obter um panorama geral da atual realidade de um cirurgião.

9 – METODOLOGIA A SER EMPREGADA:

- Palestras;

- Rodas de discussão;

- Apresentação de Trabalhos;

9.1 - Todos os interessados à apresentação de trabalho devem realizar a inscrição do mesmo na datas estipuladas e publicadas na Faculdade de Medicina.

10 – TURNOS:

Vespertino e Noturno

0 comentários: